Deficiências e Excessos

Quando se lida com Medicina Chinesa deve se ter em mente alguns conceitos básicos.
- Yin e Yang devem estar em equilíbrio - se um está menor, o corpo entra em desiquilíbrio.
- Fatores patogênicos são energias que não pertencem a um corpo saudável.
Ex.
Calor (Yang Maligno)
Frio (Yin Maligno)
O que quero dizer com isso?
Muitas vezes por algum hábito errado (alimentação, exercícios, estresse, excesso de trabalho e outros mais motivos) nos fazem perder uma dessas substâncias vitais.
Yin - Energia de repouso, descanso, material/estrutura do organismo, contração.
Yang - Energia de movimento, transformação, transporte, expansão.
Caso uma substância falte no organismo, dá-se um desequilíbrio.
Deficiência de Yang - A pessoa encontra-se mais fechada, indispostas nas horas que deve ter ação, desanimadas, encolhidas, úmidas, friorentas, lentas.
Deficiência de Yin - A pessoa encontra-se expansiva, inquieta nas horas que deve repousar, emagrecida (além do normal), seca, hiperdisposta (abraça funções que mal dá conta), encalorada e agitada.
Pessoas assim, após que o desequilíbrio se instala cronicamente, tendem a procurar alimentos que equilibrem suas condições, mas o que acontece muitas vezes é que esses alimentos, se mal escolhidos, podem lhes trazer os FATORES PATOGÊNICOS.
Uma pessoa que possua Deficiência de yang, procura alimentos quentes, picantes, extimulantes. Quando o fator patogênico se manifesta, essas pessoas podem ter uma falsa impressão de que estão Yang. São as pessoas que são lentas, desanimadas que mal conseguem dormir, explodem com facilidade mas têm dificuldades de tomar atitudes para resolver seus problemas.
Já uma pessoa com Deficiência de yin, procura alimentos frios, pesados, calmantes. Quando o fator patogênico se manifesta, essas pessoas podem ter uma falsa impressão de que estão Yin. São pessoas que são agitadas, dispostas, mas se cansam com facilidade, dormem demasiadamente, "ranhentas" (muito muco no organismo), sonolentas (parecem que funcionam excelentemente por poucas horas).
Esses quadros podem ser identificados com precisão pelo médico expecialista, porém, ele pode estar presente de outras combinações ainda (ex. deficiência de Yin e de yang o qual o paciente se encontra com fatores patogênicos yin e yang no qual um deles se manifesta mais do que outro).
Nesses casos o tratamento consiste em ou dispersar o fator patogênico (alimentarmente ou pela acupuntura) ou aumentar a substância vital que está faltando.
Quando o paciente está sem manifestação do fator patogênico, procura-se tonificar a substância pura (Yin ou Yang), por outro lado, opta-se em apenas drenar o fator patogênico.
Aqui encontra-se duas advertências para o paciente que podem ajudar a entender a evolução do seu quadro, cujas manifestações são normais. Algumas vezes, ao drenar os fatores, a pessoa pode se sentir mais fraca. Em outras, ao tonificar a substância (yin ou yang), o paciente pode encontrar um leve aumento do quadro do fator patogênico. Em ambas situações, a acupuntura está funcionando, sentindo-se melhor em um curto espaço de tempo conforme evoluem as consultas :)

Comentários

Postagens mais visitadas