Alimento / Comportamento

Você já pensou na possibilidade da sua alimentação influenciar seu comportamento?

Pois é.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa os alimentos podem influenciar, e muito, o comportamento. Você deve estar se perguntando "como?". Vou tentar ilustrar uma situação.

Vamos pegar como exemplo uma pessoa que coma muitos condimentos e produtos embutidos (como salames, salsichas, presuntos) e que por acaso tem uma prisão de ventre (ajuda a absorver ainda mais as toxinas). Pela visão da Medicina Chinêsa esses alimentos geram Calor, mas vou traduzir para o conceito da nossa Medicina. Esses alimentos possuem uma grande quantidade de Nitritos e de uma substância chamada tiramina, que é precursora da adrenalina. Tais substâncias, quando em contato com os vasos sanguíneos, causam espasmo. Agora imaginem uma pessoa tendo cada porção de seus vasos sendo apertados... para onde todo esse sangue iria? Hum... algumas pessoas manifestam isso no rosto com uma grande face vermelha, outras com dores de cabeça como enxaqueca e algumas outras com Hipertensão Arterial. Esses sintomas na MTC são traduzidos como Calor.

Você pode imaginar "tudo bem, mas eu como essas coisas e não tenho nada disso" e eu respondo "ainda". Claro, é um exageiro da minha parte, mas gosto de criar esse conceito de que não vale a pena brincar com a saúde abusando desses alimentos e só depois se arrepender. Explico.

Algumas pessoas são providas por uma enzima chamada MAO (monoamino oxidase) em seu tubo digestivo e em outras partes do corpo que ajudam a degradar a tiramina. Outras têm de menos ou perdem por causa de uma má alimentação, fazendo com que esses sintomas apareçam com a mínima quantidade de tiramina. 

É muito comum as pessoas sofrerem anos e anos desses problemas e não relacionarem com a alimentação, pois em sua casa todos comem o mesmo alimento e podem não possuir os sintomas e acabam achando que a culpa das dores advem de outras causas.

Concluindo:

Imagine como deve ser conviver constantemente com dores de cabeça, mal podendo trabalhar, descansar ou aproveitar uma boa noite de sono. Pessoas amargas, raivosas, impacientes e com falta de memória ou concentração. Você já viu alguém assim?

Eu já, e muitos melhoraram reeducando seus hábitos de vida.

Eu sou um desses.

Comentários

  1. essa MAO nao pode ser consumida a parte? pra tentar ajudar meu organismo a se recuperar mais rapido?

    ResponderExcluir
  2. A MAO é uma enzima produzida pelo próprio organismo através de aminoácidos e minerais. O estado dessa enzima está relacionado com o estado nutricional desse indivíduo, ou seja, não depende dele ingerir ou não essa substância, mas sim do metabolismo como um todo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fato! Por isso que os chineses vivem mto, eles se alimentam mto bem, sem fast foods sem doces articifiais e etc.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, isso é uma coisa que temos que aprender com eles e repensar nossos hábitos perante tanta industrialização dos alimentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas