Por que os exercícios são tão importantes para o corpo?

Muitos especialistas e profissionais da saúde recomendam atividade física para uma boa saúde. Muitas pessoas acham que é pelo fato de perder calorias, outros por que fazem transpirar eliminar as "porcarias do corpo", mas o que os especialistas de fato analizam são as estatísticas, ou seja, as pessoas que praticam exercícios com regularidade tem menos chances de desenvolverem problemas de saúde.

Tentar provar isso de maneira científica requer explicações e definições de termos que demandam um estudo profundo sobre o tema e muitas páginas para escrever, mas que a Medicina Tradicional Chinesa traduz com uma simplicidade interessante: exercícios fazem o corpo produzir YANG.

Entenda Yang como o conjunto de reaçoes e funcções corporais capazes de produzir movimento, capazes de transportar substâncias, esquentar o corpo e até mesmo, transformar a matéria.

Tendo essas funções em mente fica mais fácil de entender todo processo de saúde que explicarei.

Algumas pessoas não tem esse Yang num equilíbrio ideal, fazendo com que as funções citadas acima não funcionem adequadamente.

Exemplo: uma pessoa que tem deficiência de yang tem dificuldades de transformar os alimentos digeridos em energia (Qi) fazendo com que a pessoa sinta-se pesada, desanimada, fraca e, num breve espaço de tempo, com fome. Ou seja, essa pessoa tende a engordar.

Mas deficiência de Yang não é só com a gordura que está relacionado.

Cito:

Se uma pessoa não tem Yang (num estágio maior), por mais que se alimente com qualidade, já não tem mecanismos para degradar e digerir alimentos, e mesmo que absorva, vai ter dificuldades para transformar o alimento em energia. É o caso de alguns pacientes que tem osteoporose. Por mais que façam uso contínuo de Cálcio, não conseguem absorver ou fixar o cálcio nos ossos.

Yang é uma substância vital não menos importante quanto Yin (seu oposto complementar). Ambos devem estar em equilíbrio.

Traduzir o conceito de Yang é um trabalho que muitos filósofos tentam com muita dificuldade, mas posso traçar um paralelo com a medicina ocidental que ilustra bem.

Nosso corpo necessita de uma temperatura de 36ºC para funcionar de maneira otimizada. Todas as reações, anabolismo (construção de estruturas), metabolismos (transformação de substâncias), catabolismo (degradação) do nosso corpo dependem dessa temperatura para estarem em equilíbrio. Mais do que isso, numa febre por exemplo, temos o catabolismo mais elevado, para queas bactérias sejam destruidas. Menos do que 36ºC, o corpo nessecita armazenar substâncias, como se estivesse estocando energia para passar o inverno.

Então aqui vai uma dica. Para perder peso, faça com que seu corpo esquente por si só, seja em aquecimentos diários (como aqueles de academia) ou seja uma caminhada pela manhã. E se quiser perder aquela gordurinha localizada, use uma compressa quente no local desejado antes de praticar exercícios. Mas tem um porém... evite deixar frio este local. Pode-se usar uma compressa quente quando sair para o trabalho ou estudar em casa. ;)

Comentários

Postagens mais visitadas