Alimentos Crus ou Alimentos Cozidos?

 Hoje assisti na televisão um médico defendendo uma dieta que preconiza a alimentação baseada em 80% de alimentos vivos. Essa dieta, conhecida por algumas pessoas de Higenismo, tem vantagens interessantes para saúde. Só não podemos esquecer que nem sempre as pessoas tem as mesmas necessidades. Atualmente, o perfil de pessoas que precisam desse tipo de dieta vem aumentando mesmo. É o caso de pessoas que tem, segundo a Dietoterapia Chinêsa, "calor interno". Esse calor interno pode ser traduzido como um conjunto de substâncias que aceleram o metabolismo desordenadamente, como é o caso da cafeína, pimenta, cebola etc. Esses alimentos não são patogênicos, mas o seu uso abusivo pode causar desequilíbrio na homeostasia dessas pessoas e desencadear problemas crônicos naquelas que tenham predisposição a doenças como gota, artrite, inflamações etc.

 Tudo que eu escrevo aqui não é de cunho absoluto! Não é a cebola que causa gota, por exemplo, mas que a dietoterapia entende que seu uso abusivo atrapalha o corpo a se regenerar para aquela doença. 

 O Médico Alberto Gonzales defende uma metodoligia de culinária e não necessariamente uma diretriz de alimentação a ser tida como ideal. Isso nos abre opções de alimentos que devemos equilibrar conforme nossa necessidade. Por isso consulte seu médico antes de alterar sua dieta, principalmente se ele tem essa concepção nutrológica como parte de seu conhecimento.

 Para lembrar, outras dietas (embora eu prefira o termo hábito alimentar) como a Macrobiótica, também tem sua indicação e área de tratamento!

Não só isso, há um equilíbrio entre as dietas que pode ser atingido para uma otimização da alimentação.

Nos exemplos citados acima, tanto o Higenismo quanto a Macrobiótica são vegetarianos, mas mesmo as carnes tem sua aplicação - repito - dependendo do quadro de saúde do paciente.

Agradeço a contribuição do Dr. Alberto para a comunidade e fico feliz que temos mais médicos envolvidos com esse tipo de preocupação.


Coma saudávelmente, pratique esportes e seja Feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas