Sal Amargo

Existe um sal chamado Sal Amargo nas farmácias que nada mais é que Sulfato de Magnésio. O magnésio é um mineral muito importante para mais de 400 reações químicas vitais e é o segundo cátion mais importante intracelularmente. Esse mineral está diretamente envolvido no relaxamento de musculatura no estado de repouso, principalmente de fibras musculares lisas. Nossas artérias e veias são constituídas por essas fibras, ou seja, o magnésio é um relaxante da pressão arterial. Em casos extremos, o sulfato de magnésio pode ser usado para evitar a eclampsia, doença metabólica que pode matar mãe e filho durante a gravidez. Também auxilia na melhoria de pessoas que têm muitas cãibras. Devido a grande quantidade de reações produzidas durante a digestão, o magnésio, em médio a longo prazo (3 a 6 meses), pode melhorar problemas digestivos.
Naturalmente esse mineral pode ser encontrado em castanhas, sementes, grãos. Mas o mais interessante é que numa alimentação, por mais que seja bem balanceada, esse componente pode estar em falta. Essa deficiência ao longo do tempo pode se acumular e criar problemas de difícil tratamento no futuro.

Então essa é a dica de hoje - o Magnésio (tanto sulfato de magnésio como cloreto de magnésio) deve ser reposto, mas cuidado, procure um médico caso já tenha algum problema de saúde para saber se não se trata de alguma coisa mais séria. Outra dica, dilua em água, e use com moderação, pois além de muito amargo, pode ter efeito laxante. Pode começar com apenas uma colher de chá.

Fique bem.

Comentários

Postagens mais visitadas